Na sequência das novas medidas anunciadas para contenção da pandemia pela Covid19, e por forma a assegurar uma resposta de emergência, no garante de bens essenciais para situações de caráter excecional e pontual, o Município de Almada reativou o Plano Municipal de Emergência Social face à Covid19 (PMESCovid19), em consonância com as respostas sociais atualmente implementadas no território. O PMESCovid19 entrará em vigor a partir de dia 15/01/2021.
O PMESCovid19 visa disponibilizar uma resposta de emergência em bens de 1ª necessidade (alimentos e medicação para alívio da sintomatologia provocada pela Covid19) e disponibilização de serviços de Dogwalking a todos/as munícipes que se encontram em situação de quarentena, sem meios de aceder a estes apoios de outra forma, de modo a reduzir a exposição a um contexto de maior fragilidade social por força do isolamento e a garantir o acesso a bens e serviços de primeira necessidade.
Destina-se a todas as pessoas, munícipes de Almada, em situação de isolamento profilático, emitido pela Autoridade de Saúde, que mesmo tendo recursos financeiros, não dispõem de rede de suporte primária e/ou secundária; não dispõem de meios e/ou conhecimentos informáticos para consulta e acesso às plataformas digitais por forma a solicitar entregas em take away junto dos estabelecimentos comerciais do Concelho e que não estão enquadradas noutros apoios de ação social ao nível de apoio alimentar.
O PMESCovid19 está associado à Linha Almada Próxima (número verde (gratuito) – 800 10 20 40) que continua em funcionamento por forma a garantir o encaminhamento dos/as munícipes que desconhecem os mecanismos e estruturas sociais implementadas no território e que não sabem a que Entidades recorrer para apoio social.
A Linha Almada Próxima funciona de segunda a sexta feira (exceto feriados) das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:30.