Tocha da Liberdade e da Paz em Almada

Durante o dia 10 de fevereiro as freguesias da Sobreda e Charneca da Caparica receberam a Tocha da Paz e da Liberdade que visitou as 11 freguesias do concelho.

Em Portugal, a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) aderiu à iniciativa da FIR – Federação Internacional de Resistentes que visa levar a Tocha da Liberdade e da Paz a todos os países da Europa, enquanto símbolo da luta pela paz e pela liberdade e com o objetivo de assinalar o fim da II Guerra Mundial.

Em primeiro lugar na Sobreda no Estaleiro Municipal de Vale Figueira, onde os mais novos receberam a Tocha e a apresentaram.

Mais tarde no Charneca da Caparica, no Auditório, também coube aos mais jovens transmitir a Tocha para ser acesa e permanecer na Junta.

Em ambos os lugares estiveram presentes diversas coletividade e associações das Freguesias, bem os mais pequenos alunos das Escolas das Freguesias.

A transmissão da tocha foi feita com a presença e participação dos trabalhadores das Freguesias, houve ainda oportunidade de ouvir breves palavras do Vereador da CMA, Rui Jorge Martins, do representante dos trabalhadores da CMA António Olaio e da Presidente da Junta das Freguesias da Charneca e Sobreda Margarida Luna de Carvalho.

Estiveram ainda presentes os Vogais Ana Fonseca, Rosário Quintas e Daniel Oliveira.

À noite no Fórum Romeu Correia decorreu uma sessão evocativa dos 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial e dos objectivos da Tocha da Liberdade e da Paz, onde a Presidente Margarida Luna de Carvalho leu o manifesto relativo ao acto.