Agenda de eventos

Projeto “Arte Pública de Almada”
De Terça-feira 24 janeiro 2023
Até Terça-feira 31 janeiro 2023
Visualizações : 134

O projeto “Arte Pública de Almada” pretende uma aproximação a obras de Arte Pública Contemporânea de Almada, particularmente evocativas do Poder Local Democrático. Procura-se integrar a população M/65 na pesquisa e criação de conteúdos sobre a escultura União, de Álvaro Carneiro (junto à Junta de Freguesia da Charneca da Caparica), que serão depois partilhados com a comunidade em geral, e sobretudo escolar e estudantil, através de um site.

Compõem o projeto um ciclo de ações estratégicas de mediação cultural. A primeira fase compõe-se de: sessões de acolhimento dos grupos, visitas exploratórias aos monumentos, sessões sobre memórias e territórios, sessões sobre Arte Pública e Poder Local, e ainda sessões sobre o processo de criação e os autores das obras. Numa segunda fase, estão programadas sessões de escrita criativa, ilustração e criação plástica de cenários, e gravação de imagem e som, criações para as quais a inspiração será oriunda de vivências dos participantes sobre as obras de arte, os territórios, os factos históricos e o espaço urbano.

Promove-se a mobilização dos vínculos entre as pessoas e as obras de arte, a aprendizagem sobre o território que habitamos, a criação artística, a utilização de ferramentas multimédia e um enorme valor: a intergeracionalidade, através da troca de experiências e conteúdos.

As sessões realizar-se-ão entre Fevereiro e Junho de 2023 no auditório da Junta de Freguesia da Charneca da Caparica às sextas-feiras entre as 14h e as 18h e algumas sessões especiais aos sábados à tarde.

Pode inscrever-se através deste link; deste email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; ou deste telefone 938 867 150.

Inscrições abertas até 31 de Janeiro de 2022.

Número limitado de vagas.

Este é um projeto da Associação Cultural O Mundo do Espectáculo.

É apoiado pela Direção Geral das Artes, Câmara Municipal de Almada e Juntas de Freguesia de Laranjeiro/Feijó e Charneca de Caparica/Sobreda.