Construção da nova horta municipal no Texugo

Foi iniciada a obra de construção da nova horta municipal, sita na confluência da Alameda Amália Rodrigues com a Rua da Bica, numa área aproximada de 11.450m2 e no qual se prevê um prazo de execução de 90 dias.

Esta localização, preenche os requisitos definidos pelo município, de implementação de soluções em terrenos municipais e na qual os solos tenham elevada produção de biomassa, sejam área com aptidão agrícola da estrutura ecológica municipal e cumpram os requisitos ambientais, sociais e de acessibilidades.

Os benefícios deste novo projeto assentam sobretudo em quatro vectores: manter a biodiversidade, conservação do solo existente - recuperando solos degradados e aumentar a sua fertilidade, ampliar a segurança alimentar e promover a estabilidade socioeconómica.

Tendo como objectivos promover a produção alimentar local, promover a multifuncionalidade do território, contribuir para a materialização da estrutura ecológica municipal, criar espaços de demonstração e aprendizagem, promover a alimentação saudável, fomentar a prática da horticultura biológica, sensibilizar para as vantagens da agricultura de proximidade, promover o apoio a famílias carenciadas e promover laços de vizinhança e integração social.

As “Hortas do Texugo” fazem parte da Rede de Hortas Municipais, sendo o segundo projecto a ser iniciado no concelho e o primeiro na área geográfica das nossas freguesias. Da Rede de Hortas Municipais, e tendo como objectivo uma escala de proximidade estão sinalizados, nomeadamente no sistema de vales da Charneca de Caparica-Sobreda (áreas agrícolas e florestais que acompanham a rede de linhas de água existente), dez espaços com elevado potencial agrícola e que poderão ser alvo de intervenção futura.

Esta obra, de responsabilidade da Câmara Municipal de Almada, conta com o apoio da Junta das Freguesias de Charneca de Caparica-Sobreda.

A Junta das Freguesias de Charneca de Caparica-Sobreda saúda a concretização de mais um investimento nas freguesias por parte da Câmara Municipal de Almada, reiterando a total disponibilidade para continuar a trabalhar em parceria com o município, e em particular com o Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental, na implementação e consolidação deste e de outros projetos em estudo.