Executivo reuniu com a Unidade Cuidados Saúde Personalizados

A pedido da Junta das Freguesias de Charneca de Caparica-Sobreda foi realizada uma reunião no passado dia 17 de novembro com o responsável pelo Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal (ACES), Dr Luis Amaro em que também estiveram presentes, entre outros, a Coordenadora da Unidade Cuidados Saúde Personalizados da Charneca da Caparica, vulgo Centro de Saúde, Drª Helena Antunes.

Os elementos do executivo, Antonio Faustino, secretário da Junta e Rosário Quintas, responsável do pelouro, colocaram as várias preocupações em torno do funcionamento da Unidade e os problemas que mais preocupam a população da freguesia:
- a falta de médicos de família, bem como de enfermeiros e pessoal administrativo;
- a ligação com o Hospital Garcia de Orta, que estando dimensionado para atender 150 000 pessoas faz agora um atendimento a 400 000 utentes, o que obriga a largas horas em espera;
- A existência de uma linha telefónica que ninguém atende, obrigando a população a deslocar-se ao edifício da Unidade.

Foi referido pelo responsável do ACES, Dr Luis Amaro que relativamente aos médicos em falta, existiu concurso para vagas mas apenas cinco das dez vagas existentes foram preenchidas. Esta situação advém do facto de as condições remuneratórias serem diferentes entre os profissionais de saúde, sendo penalizados os que concorrem para Unidades de Cuidados de Saúde ao contrário de outros modelos em vigor, o que faz com que muitos optem por não concorrer. A Junta das Freguesias de Charneca de Caparica-Sobreda entende que é necessário criar as condições para dotar os cerca de 11 911 utentes sem médico com uma resposta adequada às suas necessidades.

Entendem, ainda, ser necessário implementar medidas organizativas que permitam uma boa prestação de cuidados de saúde à população a nível das respostas relativas à marcação de consultas, a implementação do enfermeiro de família, atendimento hospitalar, atendimento telefónico/pessoal que permita aos utentes aceder efectivamente, através do SNS à saúde.

O que se passa na Unidade Cuidados Saúde Personalizados da Charneca da Caparica está relacionado com a política seguida para o setor pelos sucessivos governos, que têm apostado numa politica de desinvestimento, aumento de taxas moderadoras, encerramento de vários Centros de Saúde, serviços de atendimento permanente (SAP), criação dos ACES”s e desrespeito aos profissionais deste sector.

A Junta das Freguesias de Charneca de Caparica-Sobreda reiterou a sua disponibilidade para ser um parceiro da Unidade Cuidados Saúde Personalizados da Charneca da Caparica no que se refere à exigência junto dos responsáveis do setor para a resolução das questões acima mencionadas.

Informamos ainda e no seguimento das diferentes reuniões quer com responsáveis do setor da saúde, quer com movimentos de utentes, foi marcado pela Junta das Freguesias de Charneca de Caparica-Sobreda para o próximo dia 06 de dezembro pelas 15h no Auditório da Junta de Freguesia, uma sessão pública para debater e encontrar com a população as formas adequadas da defesa do Serviço Nacional de Saúde.