Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados

Tem esta Junta de Freguesias tomado conhecimento de algumas dificuldades de funcionamento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Charneca de Caparica, nomeadamente a falta de médicos, dificuldade de comunicação com os serviços da Unidade de saúde e de acesso a consultas.

Mediante este cenário, solicitou esta Junta de Freguesias uma reunião com caráter de urgência à atual Coordenadora da Unidade, Drª Helena Antunes no sentido, quer de presentar os nossos cumprimentos, quer de perceber a realidade dos meios humanos e técnicos ao dispor da população da Charneca de Caparica. A este pedido foi-nos indicado que, deveríamos solicitar reunião ao Diretor Executivo da Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, Drº Luís Amaro, resposta que muito estranhamos.

No inicio do mandato autárquico, esta Junta já havia solicitado por diversas vezes reunir com a Unidade de Saúde, à semelhança do acompanhamento que tem feito com a Unidade de Saúde Familiar da Sobreda, solicitação que não nos foi respondida.

A Junta de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda encontra-se disponível para, junto das populações e utentes do Serviço Nacional de Saúde, exigir junto do governo a resolução do problema generalizado de que padece o sistema de saúde e que não é mais do que o reflexo das políticas governamentais para o setor dos últimos governos com uma politica de corte recursos humanos e financeiros para os serviços públicos, nomeadamente nesta área da Saúde que se reflete na ausência e corte de funcionários, médicos, enfermeiros e assistentes, bem como a degradação dos serviços, tendo por fim a sua privatização e entrega a privados.

A questão da melhoria da prestação de serviços nos Centros de Saúde e Unidades de Saúde, não está desligada da construção do Hospital do Seixal, por forma a aliviar a sobrecarga a que sucessivamente o Hospital Garcia de Orta está sujeito, fruto não apenas do aumento populacional , mas sobretudo do fecho e encerramento de valências e hospitais no distrito que vieram sobrecarregar os já de si sobrecarregados serviços do HGO.

A Junta de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda, aguarda neste momento ser recebida pelo Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal a fim de colocar as questões e dificuldades sentidas na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Charneca de Caparica pela população da Charneca de Caparica.