Reunião do Executivo com os Transportes Sul do Tejo

A Junta das Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda reuniu no passado dia 14 de janeiro com os TST, nomeadamente com o responsável pelo Centro Operacional do Laranjeiro, Dr. José Pina e com o Sr. Adjunto Nuno Genebra que engloba desde final do ano 2014 os Centros Operacionais de Almada e do Seixal. Uma alteração que segundo os seus responsáveis visa a optimização de recursos.

Nesta reunião a Junta de Freguesias colocou à consideração dos TST várias questões e sugestões sobre o serviço prestado pela empresa às populações da Charneca de Caparica e Sobreda, mas também questões de âmbito mais geral do interesse de todos os que utilizam este meio de transporte, questões especificas e bem identificadas quer pelos utentes dos transportes quer pelos eleitos da Junta de Freguesias.

Assim, algumas das considerações gerais, nomeadamente o reforço com mais horários ao fim de semana e nos períodos nocturnos em várias carreiras, criação de um bilhete que permita a circulação em várias carreiras por um período temporal, a melhoria da qualidade dos autocarros com melhores condições de conforto e segurança adequadas; a colocação dos horários das carreiras nos respectivos abrigos de passageiros em ambas as freguesias e a possibilidade do passe multimodal L 123 ser utilizado a partir da zona de Mário Casimiro para sul da freguesia de Charneca de Caparica.

Posteriormente foram identificadas preocupações com:
• Carreira 126, Cacilhas / Marisol e 159, Marisol / Praça de Espanha:
Prolongar o percurso nas carreiras 126 e 159 até a Avenida Afonso Henriques

• Carreira 190, Charneca de Caparica / Praça do Areeiro:
Iniciar o percurso da carreira 190 na Marisol – Praceta Manuel Fevereiro e alterar o seu percurso pelo Alto do Índio, Sobreda e Almada Fórum, além do aumento de carreiras em hora de ponta do período de manha e à tarde, dado só existirem actualmente duas em cada período.

• Carreira 151, Solmar / Marquês de Pombal
Por pedido dos TST a carreira 151, entre outras criadas recentemente, não são abrangidas pelo passe multimodal L123. A Junta de Freguesias reforçou a necessidade de alteração desta situação, fazendo com que os utilizadores deste titulo possam também utilizar esta carreira.

• Carreira 123, Quinta do Texugo / Cacilhas (via Vale Flores):
Reclamamos o cumprimento de horários face a inúmeras reclamações sobre incumprimento da carreira 123. Julgamos ainda que todas as carreiras deveriam iniciar os seus percursos quer na Quinta do Texugo, quer em Cacilhas, acabando com o início e términus de carreiras em Vale Flores o que, actualmente, prejudica a mobilidade das populações.

• Carreira 121, Pinheirinho / Quinta do Brasileiro:
Prolongar o percurso na carreira 121 até Cacilhas onde passaria a ser o seu términus.

• Carreira 197, Pragal (HGO) / Sobreda (Quinta da Morgadinha):
Prolongar o percurso da carreira 197 até à Quinta do Texugo onde passaria a ser o seu términus. Propusemos ainda alterar o seu percurso a fim de servir a população de Vale Figueira, passando esta carreira pela Rua Dr. Alberto Araújo, Rua Hermínia Silva, Rua Tomás de Alcaide, Rua General Humberto Delgado, Rua do Povo, Av. da República, J. Caetano, EN 10/1, continuando posteriormente o seu percurso normal para o hospital.

Os TST mostraram abertura e disponibilidade para considerar as questões levantadas, concordando com muitas das sugestões apresentadas pela Junta de Freguesias e seus fregueses pelo que ficou o compromisso de ambas as partes de reunir com regularidade a fim de fazer o ponto de situação destas e doutras questões que possam surgir.

A Junta de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda vem assim reafirmar junto das populações a sua inteira disponibilidade para ser entidade intermediária junto dos prestadores de serviços públicos, levando a estes as preocupações, sugestões e criticas a fim de podermos ter serviços públicos dignos e que dêm respostas às reais necessidades das pessoas.

Assim, apelamos a todos os fregueses que nos façam chegar as vossas opiniões, pareceres ou sugestões para assim podermos reivindicar junto das entidades responsáveis. Nas sedes da Junta de Freguesias, Charneca de Caparica ou Sobreda, pelo endereço de correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., sitio da Internet www.jf-charnecacaparica-sobreda.pt.

A Junta de Freguesias estará sempre com as populações na sua luta por melhores e mais transportes públicos.

Tags: ,