Programa das Festas da Vila da Charneca de Caparica 2015

Na próxima sexta feira arrancam as Festas da Vila da Charneca de Caparica 2015. Com um programa de 10 dias bastante diversificado, pretendemos que as Festas sejam um importante momento de coesão social para a nossa comunidade. Consultem o programa abaixo e divirtam-se.

3 de julho | 21:00H
Águias Vermelhas

A associação Grupo de Concertinas Águias Vermelhas nasce no dia 13 de novembro de 2014, com a intenção de dar suporte a um grupo de tocadores de Concertina, que pudessem divulgar a música tradicional portuguesa e o instrumento muito popular que é a concertina, levando a muitos pontos do país essa divulgação.

Os seus tocadores, todos oriundos de zonas onde a concertina é rainha, Minho, Trás-os-Montes e Beiras, encontraram neste Grupo as suas verdadeiras raízes.

As nossas atuações por variados pontos do Pais, algumas já realizadas e outras em agenda são num total de 42, dando particular relevância ao primeiro Festival de Concertinas ocorrido no Solar dos Zagallos na Sobreda e ao Primeiro aniversário no próximo dia 15 de novembro no salão Paroquial de Vale Figueira.

Com muita alegria, dança e tradição, o Grupo de Concertinas Águias Vermelhas dará o mote na abertura das Festas da Vila de Charneca de Caparica 2015, dia 3 de Julho.

3 de julho
Trio Odemira

O Trio Odemira com mais de meio século de carreira artística continua a encantar plateias de todas as idades com as suas músicas cheias de melodia e romantismo.

Constituído atualmente por Carlos e Júlio Costa (da formação original) e Mingo Rangel possuem uma vasta discografia desde o primeiro LP que gravaram para a Valentim de Carvalho em 1957.

Na memória de muita gente das suas muitas atuações na televisão é sempre com agrado que são recebidos nas atuações ao vivo nos mais diversos locais do país e no estrangeiro, especialmente, junto das comunidades lusos.

Recentemente regressados da Suíça vêm atuar nas Festas da Vila da Charneca de Caparica.

4 de julho | 21:00H
30º Festival Folclore da Charneca de Caparica

Como é tradição, na noite no dia 4 de julho a cultura popular vai estar mais uma vez em destaque nas Festas da Vila de Charneca de Caparica com a 30ª edição do Festival de Folclore. Com a organização a cargo do Grupo Teatral e Folclórico da Morgadinha em parceria com a junta das Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda, este festival é já uma referência na península de Setúbal e o momento alto do Grupo Organizador que, além das muitas atuações que realiza ao longo do ano, dinamiza este encontro divulgando o seu trabalho e o dos seus convidados.

Para além do Grupo Teatral e Folclórico da Morgadinha, o XXX Festival de Folclore de Charneca de Caparica, conta com as seguintes presenças:
Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros > Aveiro;
Rancho Malmequeres do Zambujal > Cantanhede - Coimbra;
Rancho Folclórico De Alfarrobeira > Vila Franca De Xira;
Rancho Folclórico Danças e Cantares Da Região do Barreiro > Barreiro.

A Charneca de Caparica volta a receber representantes da música tradicional dos mais variados pontos do país que vêm das a conhecer as suas tradições mantendo viva uma cultura popular.

5 de julho | 21:00H
Tributo a Queen - Kind Of Magic

Os Kind of Magic são sem qualquer sombra de dúvida a maior banda de tributo aos Queen. Nasceram com a missão de recuperar e reproduzir a verdadeira sonoridade desta mítica banda britânica, o que constitui um enorme desafio, principalmente devido ao carisma do seu vocalista Freddie Mercury.

Seis músicos e um coro de três vozes adicionais são a garantia da grandiosidade sonora que carateriza os Queen. A banda Kind of Magic tem a particularidade de deixar ao critério dos fãs dos Queen a escolha do repertório a tocar em cada concerto, as sugestões são deixadas no facebook da banda, que depois transportará os temas sugeridos para os concertos.

Um espetáculo para todas as gerações! Seguindo e respeitando a história dos Queen, este é um projeto ambicioso que tem conquistado plateias. Domingo, dia 5 de julho, nas Festas a Vila de Charneca de Caparica.

6 de julho 21:00H
HC Som

Tradicional Noite de Baile com Hélder Costa Som, a dança no palco das festas da Vila, dia 6 de Julho.

7 de julho | 21:00H
Noite de Fado

Pelo segundo ano consecutivo, o Fado volta ao palco das Festas da Vila da Charneca de Caparica.

Três fadistas acompanhados pelo som das guitarras clássicas e Portuguesas enaltecem a nossa Festa com este que é Património Oral e Imaterial da Humanidade declarado pela Unesco em 2011.

Vítor Miranda, Augusto Correia e Nádia Correia, acompanhados por Eurico Machado e Ivan Cardoso, na Grande Noite de Fado, dia 7 de julho nas Festas da Vila de Charneca de Caparica.

8 de julho | 21:00H
Grupo Banza

O Grupo Banza foi formado em 1981 e têm como base a música tradicional portuguesa, mas com uma maior incidência no folclore Alentejano, devido à origem dos seus elementos.

Sediado na Aldeia de Paio Pires, no Seixal, o grupo tem levado a música Alentejana e o nome do concelho vizinho a todo o pais e também às comunidades portuguesas no estrangeiro.

Constituído por Joaquim Banza no bandolim/voz, António Farinha voz/animação, Vítor Godinho baixo/voz, António Jacob guitarra ritmo/voz, José Rita no acordeão, João Soares Guitarra solo/voz e Isidro Vieira na voz, os Banza prometem animar todos os que gostam de um bom bailarico.

O Grupo tem editados 7 álbuns e 3 DVD's, sendo o último em 2011 – DVD "Grupo Banza 30 anos" - Ao vivo nas Festas de Corroios 2011.

Na noite de 8 de julho, no palco das Festas da Vila da Charneca de Caparica.

9 de julho | 21:00H
Sons da Gente

Um projecto que vem ao encontro de preocupações culturais, em nome da musicalidade dos lugares.

O Projecto Sons da Gente foi concebido a pensar na recriação de alguns temas que fazem parte do património da música popular portuguesa e na composição de temas originais que nascem através das vivências, influências e personalidade dos músicos que o compõem. Numa viagem por cantores como Fausto, Sérgio Godinho, Carlos do Carmo, José Afonso, Ary dos Santos ou Steve Gadd, o espetáculo do Sons da Gente revela-nos, através do seu fio condutor, a lusofonia, um momento único de memória de futuro e de afecto.

Quinta Feira, 9 de julho, no Palco das festas.

10 de julho | 21:00H
Quim Barreiros

Para animar o público com o seu acordeão, Quim Barreiros, o mais famoso cantor popular português, apresenta na Charneca de Caparica os seu mais recentes trabalhos O Brioche da Sofia e Dar ao Apito, bem como os temas mais conhecidos como A Cabritinha, Bacalhau à Portuguesa, Garagem da Vizinha, e muitos outros.

Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros, nasceu em Vila Praia de Âncora, aos 9 anos já tocava bateria no conjunto de seu pai (Conjunto Alegria). No início da idade adulta, fixou-se em Lisboa, onde frequentou as casas de Fado e começou paralelamente a inscrever o sue nome em dezenas e dezenas de gravações – essencialmente de música tradicional portuguesa mas não só.

O seu primeiro disco foi lançado em 1971 quando apenas tocava acordeão e folclore minhoto. A sua fama estendeu-se já ao Brasil e à Galiza, e já atuou em quase todos os países onde existem comunidades de portugueses.

Quim Barreiros é também presença assídua nas festas académicas e populares que não dispensam a sua participação e dos seus grandes sucessos de duplo-sentido.
Um espetáculo a não perder no dia 10 de julho.

11 de julho | 21:00H
Voodoo Marmalade

Uma marmelada de estilos! Esta talvez seja a melhor expressão para definir os Voodoo Marmalade.

Dos clássicos dos anos 50 e 60, passando pelo rock dos 80 até chegar ao pop contemporâneo, está lá tudo em versões acústicas e bem divertidas.

Um mix de sonoridades capaz de misturar Madredeus com Manu Chao, George Michael com Johnny Cash e músicas tradicionais dos Açores com Metallica.

Mas o que realmente distingue os Voodoo Marmalade é a sua formação pouco ortodoxa: 6 ukuleles (pulga saltitante em havaiano), baixo e percussão. E é precisamente na utilização de três tipos de ukuleles, tenores, concertos e sopranos, que encontramos toda a riqueza sonora e criativa da banda, capaz de conferir a temas já consagrados uma sonoridade própria. Sonoridade própria e ao mesmo tempo familiar, se considerarmos as raízes portuguesas do instrumento, primo direito do nosso cavaquinho. A variação dos vocais e a utilização de adereços cénicos durante o espetáculo completam a festa.

Sábado, dia 11, no Palco das Festas da Vila da Charneca de Caparica.

12 de julho | 21:00H
Banda Filarmónica da SFUAP - Sociedade Filarmónica União Artística Piedense

Corria o ano de 1889 quando "um grupo estoico de rapazes, havidos pelo desenvolvimento associativo", resolveu fundar a Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, constituindo, desde logo uma banda de música. Os primeiros instrumentos e utensílios vieram da Sociedade Musical União Artística do Caramujo, que nesse ano se extinguiu.

Decorridas algumas semanas sobre a data de 23 de Outubro de1889, a SFUAP inaugura a sua primeira sede, na chamada "casa dos frades", ao lado da capela existente a sul do jardim Público da Cova da Piedade. Artur António Ferreira de Paiva, o primeiro regente da Banda da SFUAP, pôde iniciar os ensaios.

A primeira sai da (conhecida) da nossa Banda verificou-se na Quinta dos Frades, onde os novos executantes foram aprender a marchar ao som da música.

Os anos passaram, dezenas de jovens aprenderam música na SFUAP, desfilaram com a sua banda e participaram em manifestações musicais. Em 1934, os registos assinalam a existência de 33 executantes.
Em 1932, Fernando Marques Francisco havia sido inspirado autor do pri mei ro hino da SFUAP conhecido.

Longa é também a lista dos músicos que passaram pela Banda da SFUAP, como largo é o rol da queles que se tornaram músicos profissionais e ingressaram em bandas militares e orquestras.

Em 2015, a Banda da SFUAP encerra as festas da Vila da Charneca de Caparica, cumprindo a tradição do concelho de Almada e prestigiando a Freguesia com a presença dos seus músicos.

Domingo, dia 12 de julho.

Redes Sociais

Newsletter

O seu email será usado única e exclusivamente para enviar as nossas newsletters. (Política de Privacidade)

Contactos

212 972 827 (Charneca de Caparica)
212 946 634 (Sobreda)

Recolha de Monos e Aparas de Jardim
Número Verde: 800 205 093


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Política de Privacidade | Copyright © JF Charneca de Caparica e sobreda. Desenvolvimento e manutenção por Albatroz Digital.

Pesquisar