Igreja Conventual de Nossa Senhora da Rosa

A heráldica municipal da Charneca de Caparica faz eco do antigo Convento de Nossa Senhora da Rosa, com a imagem da Virgem Maria e o menino a surgir em campo pleno no escudo da vila, segurando a rosa que lhe dá o nome.

Este convento, situado ao norte da Charneca, a deslindar já com o Monte, junto à torrente que lhe ficou com o nome, foi ao que se sabe a primeira construção existente — excluídas as minas da Adiça — no território da Charneca, apontando-se para a data do seu surgimento o ano de 1410, fundado por Mendo Gomes de Seabra, cavaleiro de D. João I, e que também fundou outro similar junto a Setúbal pela mesma época. Este convento viria a ser entregue, mais tarde, à Ordem de São Paulo Eremita (mais conhecidos pelo grande Convento da Serra de Ossa, no Alto Alentejo) e à qual pertenceria até à sua destruição com o terramoto de 1755 e depois com a expulsão das Ordens Religiosas em 1834.

Tendo restado dele apenas a memória e umas esparsas ruínas, justo seria que a Paróquia da Charneca, querendo construir uma igreja maior que a atual Matriz, claramente insuficiente para o culto e para os serviços que presta, e tendo bem presente até o próprio brasão da vila, fosse recuperar a invocação antiga, tão original e tão bela, do primeiro templo na sua região.

Assim, a nova igreja, a construir junto às piscinas da Charneca, na rua Eugénio Salvador, vai chamar-se de Nossa Senhora da Rosa, tendo o seu projeto, da autoria do arquiteto António Varela e associados, sido apresentado no passado dia 18 de Maio, na presença do Bispo de Setúbal e dos eleitos da União de Freguesias e da Câmara Municipal.

A igreja terá traços lineares e modernos, sendo de nave única e com capacidade para 620 a 650 pessoas sentadas. Será construída perfeitamente orientada, isto é, com o altar virada para nascente e a porta principal para poente, como é tradicional nas igrejas portuguesas. Terá uma torre sineira, a dotar de relógio e campanário com sinos. Será dotada de um nártex, isto é, um átrio coberto, logo na entrada principal, com sacristia e cartório adjacentes.

No piso inferior, e além das áreas de serviços paroquiais, teremos um salão com cerca de 450 m2 mas cuja geografia é adaptável, isto é, pode apresentar-se dividido (com separações móveis e insonorizadas) até um máximo de oito salas. Este salão destina-se, além das reuniões da comunidade, festas e catequese, a uma abertura à comunidade envolvente, nomeadamente à juventude da Charneca, através da possibilidade da oferta de iniciativas culturais e formativas, promovidas em parceria entre a Paróquia, as autarquias e os estabelecimentos de ensino e demais coletividades.

Todo o projeto da igreja foi concebido como de acessibilidade plena a cidadãos com mobilidade reduzida, isto é, os acessos preferenciais tanto à nave como ao piso
inferior serão sempre por rampa, funcionando os degraus apenas de forma acessória. No interior, embora os pormenores mais específicos só agora comecem a ser definidos, pretende-se optar por uma iluminação e ventilação naturais, de modo a reduzir o impacto energético e ambiental do edifício. Será necessariamente um interior sóbrio, mas com elementos claramente a destacar-se pela sua centralidade e beleza: o Altar, o Ambão (para as leituras) a Fonte Baptismal e o Sacrário.

Em lugar de destaque pretende-se que estejam os restos que se conseguirem juntar da primeira igreja de Nossa Senhora da Rosa, como que embutidos na nova construção, de modo a estabelecer a continuidade da memória religiosa e histórica da Charneca.

Estará também destacada a imagem de Nossa Senhora da Rosa, a qual, inclusivamente, já está feita, e aguarda na Igreja Matriz a construção e conclusão da obra da sua nova casa.

Durante o mês de dezembro de 2017, em votação aberta, tanto presencial como por meios eletrónicos, os paroquianos puderam optar por um de três modelos de imagem propostos para a feitura da padroeira da nova Igreja. Não tendo restado nada, nem em termos pictóricos nem escultóricos, da antiga invocação, havia que optar por um modelo consentâneo. E o povo votou em larga maioria, absolutamente inequívoca, pelo modelo de uma imagem de Nossa Senhora da Rosa, flamenga, coroada, com o Menino Jesus no braço esquerdo e a
rosa na mão direita, muito similar à imagem da Virgem presente no brasão da Charneca de Caparica. A imagem foi executada pela Casa de Arte Sacra de Fânzeres, em Gondomar; está esculpida em madeira de tília e tem 1,60 m de altura.

Neste momento, e para além de questões formais que é necessário tratar com a Câmara Municipal de Almada, elaboram-se já os projetos a ser apresentados às entidades competentes, tanto locais como da Diocese de Setúbal, de modo que a construção possa arrancar o mais depressa possível, não havendo contudo ainda data prevista para o lançamento da primeira pedra. Este tempo serve também para congregar as boas vontades e os fundos necessários para levar a construção a bom termo, quando se iniciar.

PE. Francisco Mendes
Pároco da Charneca de Caparica