Monumento à Mulher

A 21 de Março de 2009, no parque Multiusos na Sobreda, localizado na Quinta do Bom Retiro em Vale Figueira, foi inaugurado pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa o Monumento à Mulher.

O Monumento é composto por dois elementos primordiais ligados entre si: dois pequenos muros cobertos de azulejos azuis e duas estruturas em aço inox. Nos azulejos dos muros encontram-se inscritos trezentos e seis nomes de mulheres que que foram uma referência pelos seus feitos e marcaram a nossa história em diversas áreas como na ciência, artes, política, cultura, mas também o nome de mulheres anónimas, simbolizando as histórias de vida desconhecidas, na luta pelos direitos humanos.

As estruturas de aço estão ligadas nos muros mas livremente arquitectam um M, e representam o envolvimento e a solidariedade das mulheres da nossa sociedade para o desenvolvimento de um futuro mais justo, solidário e democrático.

Esta peça de arte pública é da autoria de Lucinda Almeida e João Rodrigues, vencedores do concurso público promovido pela autarquia, que homenageiam o universo feminino em geral e o papel das mulheres Almadenses no processo de construção da igualdade entre os géneros humanos.

25 Anos de poder local democrático

Pela comemoração dos 25 anos do Poder Local Democrático (1976-2001), a Câmara Municipal de Almada assinalou em cada freguesia este importante acontecimento com a implementação de um monumento de arte pública. Um projecto coordenado pelo escultor José Aurélio, sendo a atribuição das freguesias realizada por sorteio.

Na Freguesia da Sobreda foi realizada pela autoria do escultor Fernando Conduto uma peça em aço corten, localizada na Avenida da República (esquina com a rua Manuel Parada), tendo sido inaugurada a 28 de Outubro de 2001.